quarta-feira, 22 de novembro de 2023

A regra de ouro da comunicação que todo educador [seja pai ou professor] deveria conhecer e exercer [marketing educativo e publicidade pedagógica]




O vídeo acima, intitulado "REGRA DE OURO DA COMUNICAÇÃO", encontrei no Instagram de Kelvin Nakashima, especialista em comunicação comportamental, e achei muito interessante de dikvulgá-lo para educadores, sejam pais ou professores, pois dialoga com o que chemo de pedagogias do Exemplo e do Espelho, aliadas à pedagogia do Afeto, de agregar capital humano ao processo de ensino-aprendizagem, favorecendo o diálogo entre gerações, a partir de visões de mundo diferentes.
O material de Kelvin é mais sobre marketing e publicidade, entretanto, cabe como uma luva à educação, pois de fato "Quem ativa a emoção e cria a emoção, captura o coração", pois segundo ele "pessoas compram pela emoção", e não apenas o ato de comprar, mas de estudar idem.
Em meu fazer pedagógico, sejam com crianças, adolescentes, adultos e até idoso, seja na educação especial, na educação infantil, nos ensinos fundamental, médio, superiro e até na pós-graduação, seja na educação pública e privada, municipal, estadual ou federal, sempre percebi que uma dinâmica, tocando a alma do ouvinte, abre portas para a ´percepção de outros temas. Tocar a emoção é fundamental em qualquer atividade, principalmente a educacional.
No video em questão, um jovem tenta vender seu produto a um idoso, apelando justamente para a argumentação persuasiva [que lida com a emoção], já que o convencimento com dados fáticos e lógicos não despertam num potencial consumidor uma relação de interesse. Assim deve agir o bom educador, seja pai ou professor, ao lidar com filhos e alunos. Tocar seu coração como quem toca um instrumento musical, promovendo acordes e despertares.
Portanto, a regra de ouro da comunicação é estabelecer uma sintonia e sincronia com o outro, produzindo um "marketing" educativo, uma pedagogia "publicitária" e um desingner instrucional interessante ao alunado. Todavia, pra isso é necessário didática e metodologia adequadas, além do domínio de conteúdo para promover o domínio de classe.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com
José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

2 comentários:

  1. Adorei sua postagem! Seus insights são fantásticos. Continue escrevendo e compartilhando suas valiosas perspectivas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Grato pela visita e comentário. Vou continuar compartilhando vídeos e perspectivas. Obrigado. Um abraço!

      Excluir