O vídeo acima, A origem das entrevistas, encontrei no Instagram de Guilherme Beras e trata-se de uma divertida e criativa peça de humor sobre algo sério que é a chamada entrevista de emprego que tira noite de sono de muitos entrevistados, mas que é um dos meios de análise de currículo em qualquer "tribo" ou época, pois o contato visual, a forma de expressão, o tom de voz e muito mais fazem parte desse "retrato falado" que um aspirante a uma vaga faz de si mesmo.
Assim como na defessa de um TCC, de uma dissertação ou tese, é um meio de avaliar, além da parte impressa, a desenvoltura, a empatia, a forma de se portar de um candidato.
Todos nós pertencemos a tribos familiares, escolares e sociais, e, provavelmente, pertenceremos a tribos mais complexas que são instituições, empresas, grandes corporações, e cada vez mais o recrutamento de colaboradores, não apenas pela inteligência, hardskills [conjunto de habilidades técnicas adquiridas por meio de formação tradicional, cursos e treinamentos.]; mas pelo engajamento e outros fatores como softskills [habilidades sociais, emocionais e comportamentais que estão relacionadas à forma como uma pessoa interage com outras pessoas e situações] são necessários.
E fica uma provocação fraterna: e quem avaliará os avaliadores? Considerar o capital humano, além do currículo profissional, seus talentos, suas habilidades e competências, além do ambiente de trabalho, que compõem a identidade individual do colaborador. Conhecer um pouco desse capital humano é fundamental a uma tribo que pretende prosperar, levando em conta os talentos naturais de coletores, caçadores, empreendedores...
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário