domingo, 29 de setembro de 2024
Cinema e Educação: indicação de plataformas de streaming que possibilitam o uso de diversos tipos de curtas-metragens no ambiente escolar
A imagem acima é do portal CURTA NA ESCOLA, que "tem como objetivo promover e incentivar o uso curtas-metragens brasileiros como material de apoio pedagógico em salas de aula.
Esta iniciativa já existia desde o início do Porta Curtas Petrobras, em agosto de 2002. Em março de 2006, foi criado dentro do Porta Curtas o canal Curta na Escola, onde havia a indicação de filmes do acervo para o uso pedagógico, com sugestões de especialistas e produção de planos de aula para todos os níveis de ensino.
O canal sempre teve uma grande adesão de professores, que baixaram planos de aula e elogiaram o serviço, motivando o desenvolvimento do Projeto Curta Na Escola, que reúne hoje neste website um conjunto de ferramentas dedicadas a promover o uso dos curtas-metragens brasileiros na educação.
O projeto é aberto a professores de todo o Brasil, de forma totalmente gratuita, e tem por objetivo constituir uma Comunidade Nacional de Aprendizagem em torno da construção colaborativa de conteúdos relacionados ao uso dos curtas-metragens disponíveis no Curta na Escola.
Endereço: https://www.curtanaescola.org.br/
Outra plataforma que compartilha curtas-metragens [imagem acima] é o TAMANDUÁ EDU TV, que receberá o acervo do Curtas na Escola, e é também um portal de audiovisuais integrante do projeto Curta! Educação.
Endereço: https://tamandua.tv.br/escolas/default.aspx
A imagem acima é do projeto CURTA! EDU, que é plataforma de streaming que une educação e entretenimento (edutainment), promovendo engajamento e transdisciplinaridade através de conteúdos audiovisuais relevantes, com materiais adaptados à BNCC.
Endereço: https://curtaedu.org.br/
Outra plataforma de material audiovisual destinado à educação é o PORTA CURTAS, com filmes premiados no Festival de Cinema Brasileiro Universitário [FBCU]. Endereço: https://www.portacurtas.org.br/
Mais uma plataforma de vídeos diversos é o CANAL CURTA!, que "[...] é um canal independente, dedicado às artes, cultura e humanidades. São assuntos do canal: música, cinema, dança, teatro, artes visuais, história, filosofia, literatura, psicologia, política e sociedade. Documentários em curta, média e longa-metragens predominam na programação, que traz também séries e cinema. Peças jornalísticas e vídeos em parcerias com instituições culturais enriquecem e dinamizam os intervalos.
O Canal CURTA! acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas e criadores. Seu compromisso é transmitir ao menos 12 horas por dia da melhor programação brasileira, assim como programação estrangeira de qualidade.
O CURTA! pode ser visto nos canais 56/556 da Claro/NET, 75 na Oi TV, 664 na Vivo TV e em algumas operadoras da Neo TV."
Endereço: https://www.canalcurta.tv.br/
Por fim, o CURTA ON, que é uma plataforma streaming de documentários, outro canal feito pela curadoria do projeto Canal Curta!, também denominado de Clube de Documentários, por conta de seu acervo digital.
Endereço: https://www.curtaon.com.br/
Todos os canais integrante um projeto, e todos precisam de cadastro prévio para acesso, sendo que alguns deles são gratuitos e outros mediante assinatura. Uma forma de conciliar cinema e educação, proporcionando a professores e alunos a possibilidade de enriquecer a prática escolar através de variados audiovisuais, contendo planos de aula e propostas pedagógicas do uso da Sétima Arte, principalmente no ensino médio. Fica a dica do Educa Tube Brasil. ;-)
Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário