segunda-feira, 14 de outubro de 2024

"Por que gostamos tanto de histórias?", magistral fala da escritora e filóloga Irene Vallejo e sua homenagem "Aos heróis invisíveis" [escritores e bibliotecários]




O vídeo acima, Por que gostamos tanto de histórias?, de Irene Vallejo, filóloga e escritora da Espanha, encontrei no precioso blog TIC, Educação e Web, do também professor de Portugal Jorge Borges, sempre trazendo temas instigantes, relevantes e motivadores.
É senso comum que "Não existem um bom escritor sem ser antes um grande leitor", e a história de vida de Irene é a prova cabal disso, a partir de seu relato sobre a importância dos leitores em sua família, o que lhe incentivou também a ler. Como ela mesma diz: "Desde a infancia da humanidade aprendemos a contar histórias uns aos outros", essa fabulação faz parte da essência do que é ser humano: a luta contra o esquecimento e a preservação da memória. Afinal, saímos das cavernas de Platão, justamente através da leitura de mundo. A eterna luta entre as sombras da ignorância e a luz natural da sabedoria.
A literatura é aquilo que dá sentido à vida, ao mundo, que preserva o conhecimento humano, que promove o avanço tecnológico e social da humanidade.
Abaixo, segue outro vídeo necessário de Irene Vallejo, também encontrado no blog TIC, Educação e Web, dedicados "Aos heróis invisíveis", presentes nas bibliotecas escolares, os escritores clássicos e o conhecimento que é armazanado de geração em geração:



Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário