terça-feira, 22 de outubro de 2024

"Muito ajuda quem não atrapalha": conhecer o contexto em que se vive é fundamental, antes de uma intervenção




O vídeo acima encontrei no Instagram de Dhyego Fonseca Lima e trata-se de um audiovisual que, mais do que uma peça de humor, serve para uma reflexão sobre a importância de se conhecer o contexto [tempo e espaço] em que se convive para não fazer juízo do valor equivoado, nem tomar medidas desnecessárias, que mais atrapalham que ajudam aos demais, seja na política de boa vizinhança, no coleguismo escolar, no companheirismo familiar, no cotidiano profissional.
No vídeo em questão, um jovem que está passando vê um carro aparentemente desgovernado e larga tudo para tentar conter seu avanço, até que percebe que, na real, com o plano de visão mais aberto, se trata de pessoas empurrando um carro sem arranque. É uma metáfora para uns, para outros um meme, mas em ambas as situações serve para demonstrar de forma didática como é preciso, para intervir em algo, conhecer o entorno do que está acontecendo. Atitudes impensadas, precipitadas, tomadas sem refletir podem mais atrapaçhar do que facilitar aos outros.

Observação:
Esta postagem é de autoria de José Antonio Klaes Roig, professor, escritor e poeta, além de editor do blog Educa Tube Brasil. http://educa-tube.blogspot.com José Antonio Klaes Roig ou Zé Roig, como gosta de ser chamado, possui o Prêmio de Professor Transformador [2020] e seu blog Educa Tube Brasil, o Prêmio de um dos melhores blogues educacionais do Brasil [2020], conforme selos estampados na coluna à direta desta postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário