quarta-feira, 14 de março de 2012

As três lições de vida de Steve Jobs


O vídeo acima, que trata de famoso discurso de Steve Jobs em Stanford, para turma de formandos do ano de 2005, que foi indicação indireta, via Twitter de Tatiane Kielberman, de São Paulo - SP - Brasil, editora do blog When she danced. Um discuso breve, cerca de 14 minutos, com três grandes lições de vida, de um dos maiores inovadores e um dos responsáveis pelo mundo como hoje o vemos.  
1ª história - Sobre ligar pontos. Ligar pontos olhando para frente e não apenas para trás. Pontos ligam você ao futuro.
Educa Tube: cada vez mais, não apenas na educação, como na sociedade, o fato de saber ligar pontos entre a casa e a escola, entre esta e o trabalho, estre este e a sociedade são fundamentais. Pontos que podem ser amigos em redes sociais, colegas em redes profissionais, enfim, saber fazer ligações diretas com pessoas com os mesmos ideais. Uma espécie de Corrente do Bem, como no filme que já foi destacado neste blog.
2ª história - Amor e perda. Encontrou sua vocação cedo na vida. Começou seu negócio na garagem da casa de seus pais e hoje vale mais de 2 bilhões de dólares a Apple. Foi demitido da própria empresa que criou. Recomeçou do zero. Não perdeu a fé. Amava o que fazia. Continuar procurando e não se acomodar. Educa Tube: Não existe motivação sem automotivação, saber aprender com os erros, sempre estar disposto a fazer coisas novas e significativas.
3ª história - Sobre morte. Aos 17 anos leu: "se você vive cada dia como se fosse o último, um dia você acerta". Fazer grandes escolhas. Saber dizer adeus. Não cair na armadilha do dogma. Aproveitar a vida. Escutar a voz interior. Seguir coração e intuição. Sejam tolos, sejam famintos.
Educa Tube: Lembrou-me esta 3ª história o professor Keating de Sociedade dos Poetas Mortos e seu Carpe diem, aproveitem a vida, enquanto são jovens, pois um dia todos serão apenas uma fotografia amarelada n'alguma parede ou algum álbum de retratos.
Enfim, 3 breves e profundas lições de vida de alguém que soube aprender com a própria vida, soube recomeçar do zero e transformar o mundo a partir de suas invenções... Um vídeo essencial para educadores e seus alunos assistirem em conjunto e ao final promover um debate sobre as ideias de Jobs eo mundo que ele nos legou... Abaixo, vídeo dublado do mesmo discurso.
 http://youtu.be/nVA2OJ6pxGU

Nenhum comentário:

Postar um comentário