domingo, 4 de março de 2012

Homens versus Mulheres e as diferenças de gênero



. A animação acima, Hombre Vs Mujer - Las diferencias, com direção e roteiro de Bruno Bozzetto, foi indicação via facebook da colega e amiga Elis Zampieri, professora da educação especial de Curitibanos - SC - Brasil, editora do blog Sobre Educação e colunista do portal INCLUSIVE.
Como consta na apresentação do vídeo no You Tube:
"Cuál es la diferencia entre los hombres y las mujeres? Cuán diferentes somos? Estereótipos?"
Um vídeo que além de divertido, rende mesmo, como bem colocou a Elis, no Facebook, uma discussão sobre gêneros. Homens e mulheres, aparentemente possuem bio e um algoritmo diferenciados. recentemente uma reportagem de programa dominical mostrou como homens e mulheres veem a questão espacial. Enquanto os primeiros pensam em distância, as mulheres elegem marcadores em seu caminho, por isso mesmo, talvez, consigam se localizar melhor, tenham melhor orientação. Homens pensam no todo, mulheres no detalhe. Homens, em sua maioria, salvo exceções, pensam de forma focal, uma tarefa de cada vez... Mulheres conseguem ser multifocais, multitarefas e multifuncionais, antes mesmo que equipamento com este nome fosse inventado. A multifuncional clássica é uma máquina que faz três os mais funções (impressora, fotocopiadora e scanner). mulher multitarefa é mãe, esposa, dona de casa, primeira educadora de todo mundo, além da profissão que resolva seguir... Apesar disso, dessa multifuncionalidade, a maioria das mulheres ainda ganha menos que um homem, na mesma função, ou seja, apenas de profissional, sem os encargos domésticos e tudo mais. Conhecer essas questões e diferenças auxilia a execução de projetos coletivos em sala de aula, mesclando meninos e meninas em grupos. Todos acabam aprendendo uns com os outros, através de suas diferenças e das coisas que têm em comum.
Que bom que existem diferenças, pois é justamente na diferenaça que estabelecemos as convergências, pois é necessários olhares diferenciados sobre o mesmo foco para que a aprendizagem sea mais ampla e significativa a todos...
A animação acima, se presta a outras reflexões, esta é a minha pequena contribuição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário