terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Manuel Castells: “A cooperação é superior à competição”



O vídeo acima, Manuel Castells: “A cooperação é superior à competição",é reprodução título dado pelo blog Mídi@as na Educação, onde encontrei o referido material.

O Educa Tube tem por diversas vezes em inúmeras postagens, justamente ressaltado a importância da cooperação (entre professores da mesma escola e além desta) e da colaboração (entre educadores e educandos, além do tempo-espaço escolar tradicional, utilizando-se das mídias e redes sociais).
A fala de Castells vem ao encontro destes princípios e é bem motivadora, afinal tnho dito que educar é ato universal e atemporal, além das fronteiras, sejam físicas, políticas, administrativas, virtuais etc.
Destaco abaixo, apresentação do blog Mídi@s na Educação, da entrevista de Manuel Castells:
"A cooperação, em seus distintos contextos (laboral, educativo, etc.), apresenta melhores resultados sociais do que a competição, defende o sociólogo Manuel Castells. Ainda segundo ele, a internet e as tecnologias favorecem a cooperação, atuando em mudanças sociais, para as quais os jovens estão melhor preparados ou adaptados. Porém, a escola precisa compreender as mudanças e o papel da tecnologia, abrindo-se ao mundo atual, integrando e educando os jovens, de modo a fazer com que estes construam orientações e critérios válidos tanto na rede quanto fora dela."
Para refletir, debater e divulgar...

Nenhum comentário:

Postar um comentário