quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Oficina Pequenos Cineastas: cinema e educação


http://www.youtube.com/watch?v=Xqt0hwnxJ60&feature=player_embedded



http://www.pequenocineasta.com.br/index.html

O vídeo acima, Oficina Pequenos Cineastas, foi-me indicado tempo atrás, via rede social da professora Sonia Salim, educadora de Itaperuna, RJ, Brasil, editora do blog Adornando a Vida.
Um ótimo material que, conforme pesquisa no portal, tal oficina foi: "Concebida e ministrada por Daniela Gracindo e Cristina Savian a Oficina Pequeno Cineasta tem por objetivo educar crianças na arte cinematográfica com criatividade e liberdade de expressão contribuindo para que em um futuro próximo nossos jovens espectadores sejam mais críticos e seletivos com o que vêem e fazem. Na Oficina Pequeno Cineasta o aluno realiza um curta metragem vivenciando as etapas do processo de filmagem desde a criação do roteiro, storyboard, operação de câmera, luz, arte, direção, produção, som e montagem, até chegar ao grande momento: a experiência de assistir a sua obra."
Vejam abaixo, link para o portal e a seguir link para o canal de vídeo no You Tube:

OFICINA PEQUENO CINEASTA - O Portal

OFICINA PEQUENO CINEASTA (Canal de vídeos no You Tube)

O Educa Tube tem destacado desde a sua criação a importância da arte e cultura na prática escolar e, em especial, o cinema, tanto que criou o marcador CinEducação (coluna à esquerda, neste blog) para divulgar vídeos, filmes, curtas, cenas, animações, desenhos animados etc, seja de cineastas profissionais ou amadores, consagrados ou educadores.
Beste vídeo, trata-se de iniciativa de cineastas com crianças - que são alunos -, integrantes de uma geração audiovisual, que são tratados, não apenas como atores e receptores de conteúdo, mas ´produtores de arte, cultura e conteúdo próprios, inclusive, podendo ser educacionais, dependendo de sua utilização e/ou adaptação na rede escolar.
Como declara um desses pequenos cineastas: "Cinema uma das diversas formas de contar uma história".
Destaco dois depoimentos de atores consagrados do cinema, televisão e teatro: Primeiro, o de Débora Duarte, atriz, que diz: "Unir o lúdico, o maravilhoso, o imaginário em um filme". E o Paulo Gracindo Jr.: "Demorei muitos anos pra perceber que o olhar da criança é o mais importante para nos mostrar novas coisas. A gente está muito acostumado, como a formação que a gente tem, de ensinar para a criança, mas raras vezes temos a chance de mostrar o que a criança esta vendo, e nada melhor que isso do que botar uma câmera na mão de uma criança..." Uma bela iniciativa que o Educa Tube não poderia deixar de divulgar aos educadores, como um dos recursos que pode auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, com o aluno sendo não apenas receptor, mas produtor de um conteúdo educaiconal feito de forma colaborativa, entre o professor e sua turma.
Abaixo, destaco dois dos diversos curtas produzidos pela oficina, chamado Zero Rock, em que "Alienígenas anti-rock atacam roqueiro depois do show":



E o curta Nostalgia, produzido por alunos entre 9 e 16 anos, que é uma belíssima viagem no tempo, em que o livro tem o papel protagonista na história (Ler é uma viagem mesmo!):



O curta-metragem é a linguagem mais próxima desta geração das redes sociais e seus 140 caracteres, passando uma mensagem breve mas que pode ser ampliada no ambiente escolar, com o apoio do professor, na parte de conteúdo formal, e do aluno, na questão das TIC, mídias e redes sociais... Interação: tecnológica, educacional e social...

Nenhum comentário:

Postar um comentário