segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Alta Ansiedade - A Matemática do Caos



O vídeo acima, Alta Ansiedade - A Matemática do Caos, descobri no You Tube, e trata-se de ótimo documentário da BBC de Londres, exibido e disponível no portal da TV Escola / MEC.
Um material para tratar justamente da importância do conhecimento humano que a cada geração se transforma, novos avanços reformulam teorias e até a noção de realidade que temos.
Vejam e reflitam sobre o conceito de "ponto de virada" e a noção de "futuros possíveis". Conforme apresentação no You Tube:
"Sempre tivemos a convicção, de que o mundo é decifrável e portanto controlável. Porque a matemática que governa o mundo mostrava isso.
Mas o que acontece quanto esta certeza nos é tirada e que a matemática nos mostra agora que tudo não é assim previsível e controlável?
Na maior parte dos últimos 100 anos, apesar dos avisos de matemáticos e historiadores, nos recusamos a ver a realidade como ela é.
Estamos numa posição, em que há futuros possíveis, só que desta vez tivemos centenas de anos para aprender as lições matemáticas; e, talvez desta vez, possamos fazer o que não fizemos antes: encarar a realidade como ela é. Porque esta realidade está diante de nós".

Nenhum comentário:

Postar um comentário