segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Uma bela resposta da jornalista ao bullying de um telespectador



O vídeo acima, que descobri via Facebook, trata-se de resposta de Jennifer Livingstone, jornalista e âncora da rede de televisão estadunidense CBS, que responde ao vivo a telespectador que a chamara de gorda, via email (ciberbullying), acusando-a de ser mau exemplo aos jovens e meninas que assistem seu programa. Absurdo, pois o assunto do e-mail dirigido a Jennifer era "Responsabilidade Social".
A resposta de Jennifer é sensata, digna e contundente, assistam, reflitam, compartilhem, pois é um basta a esta ditadura da beleza, dos reality shows, que não reproduzem a realidade do mundo, pois não existe apenas pessoas belas, atléticas, a história da Humanidade é feita de todo tipo de pessoas e belezas. O próprio padrão de beleza na pré-história e na antiguidade privilegiava as chamadas, hoje, de gordinhas, pela questão de fertilidade e da reprodução da espécie. Desconhecer isto é no mínimo ser leviano e preconceituoso. Fala com pretensa propriedade de algo que desconhece: a vida, o trabalho e a personalidade de Jennifer.
A escola, como ? Educa Tube sempre tem reiterado, é o espelho da sociedade, que nem sempre se vê refletida nela, e ainda cobra da instituição de ensino, responsável pela instrução, a educação que deveria vir inicialmente de casa, através de valores e limites, em alguns casos, inexistentes. Pais omissos geram filhos sem limites nem valores. Precisamos educar pelo exemplo e não sermos exemplos negativos às crianças, incutindo nelas nossos pré-conceitos, preconceitos, racismo e tudo mais.
E um dos fatores que tem crescido na escola, não é somente o bullying de aluno contra aluno, e de professor contra aluno, como os noticiários não se cansam de mostrar (ainda que jamais mostrem também as coisas boas da escola, que existem mas são desconhecidas para a maior parte da sociedade). Existe também o bullying contra o professor, feito tanto por alunos como por pais (como no vídeo em questão), que muitas vezes não é apenas verbal ou escrito, mas chegando as vias de fato.
É preciso que a escola chame a comunidade para tratar deste tema e discutir com o alunado esta questão, que poderá assim, levar aos pais omissos uma outra visão de mundo, mais solidária e menos crítica... Afinal, somos muito mais do que aparentamos... E as aparências às vezes enganam... Somos muito mais do que demonstramos, sejamos magros ou gordos, baixos ou altos, negros, brancos, pardos, mestiços, hetero ou homossexuais, etc etc etc. Somos todos seres humanos, passíveis de erros e acertos.
Para ampliar a discussão, sugiro a leitura do artigo de opinião O bullying contra o professor, por Cristiana de Barcellos Passinato, do Rio de Janeiro, Rj, Brasil, editora do blog Pesquisas Químicas, vide link abaixo:

O BULLYING CONTRA O PROFESSOR

Posteriormente a esta publicação, encontrei mais um artigo de opinião que traz depoimento que vem de encontro a este tema (vide abaixo):

BULLYING: COMO RESOLVER?

2 comentários:

  1. Obrigada pela menção e por usar meu texto como uma das fontes enriquecedoras desse artigo.
    É uma honra para mim compôr seus projetos, sempre que usar, pode falar que eu ajudarei a divulgar e não esqueça que quando pelo Rio estiver, se precisar de alguém para reforçar seus eventos sobre o assunto, estou à disposição.
    Estamos juntos nessa jornada dura pela Educação de qualidade, querido.
    Um beijo,
    Cris

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço, Cris, poder utilizar teu texto para ampliar a discussão sobre um tema que é pouco mencionado, quando tange o professor ser o alvo do bullying, tanto de alunos como de pais, o que é grave e preocupante, pois os casos tem aumentado.
      Pode deixar, quando estiver no Rio pretendo promover outro colóquio com educadores, e te avisarei para participar também. Um abraço, amiga e viva a rede social educacional. Abrs, Zé Roig.

      Excluir