quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Era uma vez uma outra Maria e Minha Vida de João





O vídeo acima, Era uma vez outra Maria (em 2 partes), trata-se de uma narrativa visual, ou conforme a própria apresentação no You Tube: "Desenho animado sem palavras, com 20 minutos de duração, que focaliza a saúde e autonomia das mulheres jovens, a partir da historia de Maria, que busca construir uma OUTRA historia em sua vida. Pode ser usado com mulheres e homens jovens ou com profissionais de saúde e educação. Formato: desenho animado, em palavras."
Bem interessante a "transformação" do "príncipe encantado" em sapo, invertendo a lógica dos contos de fadas e aproximando a história da realidade de muitos jovens.
Abaixo, outra animação no mesmo estilo, e com os mesmos propósitos, para reflexão e discussão, chamada Minha Vida de João que igualmente trata-se de "Desenho animado sem palavras, com 20 minutos de duração, criado para gerar questionamento entre homens jovens sobre machismo, socialização masculina e relações de gênero. O filme acompanha a vida de João e ilustra aspectos de uma educação sexista, situações de violência doméstica, primeira experiência sexual, gravidez de sua namorada, primeiro emprego, entre outros."





Pensando nos contos de fadas, digamos que as animações acima (que se interligam) sejam um "João e Maria" atualizado, ou melhor, um João e uma Maria, frutos do mundo atual... Nestas animações, João e Maria não são irmãos, mas tem comportamentos espelhados em seus pais... Nem sempre com finais felizes...
Bom material para reflexão no ambiente educacional e na comunidade escolar. Dirigido a um público juvenil e a educadores em geral (sejam pais ou professores).
Aproveitando a menção do clássico da literatura infantil, João e Maria, indico abaixo filme inspirado nesta história dos Irmãos Grimm, que vem passando de geração a geração:

Nenhum comentário:

Postar um comentário