segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Que seria do mestre sem o aprendiz e vice-versa: aprendendo a descer a escada



O curioso e belo vídeo acima, uma pequena e inusitada lição de vida, chamado Aprendendo a descer a escada, descobri via Facebook do professor Jarbas Novelino, de São Paulo, SP, Brasil e editor do blog Boteco Escola.
Trata-se de uma mãe ensinando o seu filho a descer a escada de uma casa qualquer. Mas não se trata de uma mãe qualquer, e sim, uma cachorra e seu filhote, num instante engraçado e comovente, e que se presta a diversas reflexões, principalmente sob o ponto de vista educacional.
A começar pelo próprio Novelino que disse: "O VT pode ser utilizado em comunicações sobre educação que leva em conta o construtivismo. [ET: eu disse "leva em conta", pois não acho que exista educação construtivista. Construtivista é a tendência natural de desenvolver saberes. Precisamos conhecer bem circunstâncias e situações nessa direção..."
O Educa Tube diz: "Que seria do mestre sem o aprendiz, e vice-versa... Um dá sentido ao outro sempre, não importa o tipo de educação e nem quem é o educador. Para enfrentar o desconhecido precisamos de um Batedor, de alguém que siga em frente, nos mostre o caminho... E nisto o professor, seja qual for, sempre será necessário e eterno, por mais que nem sempre seja valorizado na devida proporção de sua função social.
Aproveito para publicar também comentário no meu Facebook de Leandro Groba, de Salvador, BA, Brasil, a partir do que eu chamo de "A Pedagogia do Exemplo": "O poder do exemplo para o processo de ensino. O educador deve estar sempre atento as suas ações, para que elas não desdigam suas teorias. Teoria intrinsecamente ligada a prática e visualizadas nas ações concretas da vida vivida pelo educador. Esse processo educativo é possível notar no cachorro, vcs percebem? :)
Num mundo onde há mais exemplos de desumanidades e violências, ver um cachorro usar essa pedagogia do exemplo de uma forma saudável nos desconstrói um pouco".

Como o Educa Tube reforça sempre, há por parte de filhos/alunos um comportamento espelhado em seus educadores (sejam eles pais ou professores), que lhes ensinam desde a falar, caminhar, viver, estudar, trabalhar, sonhar... O vídeo em questão é a prova deste comportamento e do valor do mestre diante do discípulo, seja quem for...

2 comentários:

  1. Que coisa mais linda!! Quantos de nós fazemos isso com nossos filhos, dando nosso exemplo, mostrando o caminho...Emocionante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. OI, Elenara, sim, este vídeo é uma lição, um exemplo. Motivador. abrs, amiga.

      Excluir