sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Maneco, o Super Tio (1978): educação, história, arte, cultura, cinema e meio ambiente




O vídeo acima, é o filme Maneco, o Super Tio, que assisti na TV, anos atrás, na famosa Sessão da Tarde, e que vinha procurando no baú da memória e no mundo virtual, para refletir sobre cinema e educação, através do marcador CinEducação deste blog.
O referido filme faz parte de uma série chamada As Aventuras do Tio Maneco, com o ator Flávio Migliaccio que, na minha infância, protagonizou com o ator Paulo José o seriado televisivo Shazam, Xerife e Cia (vídeo abaixo, ainda do tempo da TV em preto & branco), onde dois amigos participavam de aventuras em uma caminhonete maluca. Conforme dados do vídeo: "Shazam e Xerife foram personagens criados por Walter Negrão em sua novela 'Meu Primeiro Amor', que foi ao ar em 1972. Fizeram tanto sucesso, sobretudo entre o público infanto-juvenil, que acabaram ganhando um seriado, que ficou no ar entre outubro de 72 e março de 74'.



Retornando ao filme "Maneco, o Super Tio", estrelado por Flávio Migliaccio, eis Sinopse:
"Um velho cientista inventa uma máquina de tempo e fica preso no ano de 1926. Tio Maneco e os sobrinhos, visando encontrar uma fotografia que o libertaria, enfrentam um homem ganancioso, dono de uma cidade totalmente contaminada pela poluição. Depois de muitas aventuras, libertam o povo da cidade e embarcam na máquina do tempo para recuperar o cientista".
Anos depois, ao assistir o ótimo filme O Efeito Borboleta (de 2004 e inspirado na Teoria do Caos), em que um jovem ao olhar para fotos antigas, literalmente, viaja no tempo, recordei deste filme do Tio Maneco, e tentei localizá-lo. O visual do filme (do Tio Maneco) mostra fotografias de época que servem de cenário para simular a viagem no tempo, até o Brasil de 1926. Um filme que além da questão sentimental (poluição) e histórica, proponho uma leitura ambiental, pois apesar de o filme ter sido feito em 1978, infelizmente a questão do meio ambiente continua delicada e em alguns casos até crítica, cabendo aos educadores (seja pais ou professores) passarem alguns valores e limites aos seus filhos/alunos. Afinal, estes serão os verdadeiros construtores do futuro. Depois que a situação ambiental for irreversível não adiantará sequer tentar viajar no tempo...
Abaixo, reproduzo na íntegra um texto do portal InfanTV, que traz diversas curiosidades sobre As Aventuras do Tio Maneco, outro filme da série de longas-metragens produzidos nos anos 1970, no Brasil, e que considero que deveriam ser veiculados nas escolas, não apenas como arte e cultura, mas como educação e meio ambiente:

AS AVENTURAS DO TIO MANECO

As Aventuras do Tio Maneco começaram com um filme lançado em 1971, dirigido por Flávio Migliaccio e com roteiros de Roberto Farias junto com o próprio Migliaccio. Nele o surpreendente Tio Maneco conduz seus três sobrinhos por incríveis aventuras durante as férias no sítio do avô, nas selvas do Mato Grosso. Quando chegam lá, eles não encontram o dono da casa, se deparam com um disco voador e ficam sabendo que o avô recebera dos extraterrestres a missão de recuperar uma flor de importância vital para os habitantes do estranho planeta. Tio Maneco e seus sobrinhos vivem as maiores loucuras: se envolvem com uma tribo indígena, com contrabandistas e com um robô inimigo, além de animais ferozes e outros perigos da selva. São transformados em desenho animado, vão parar no planeta das Sete Dimensões e finalmente voltam à Terra, sendo recebidos com grande festa.
O filme, de 93 minutos de duração é recheado com histórias divertidíssimas e cheias de fantasias com um elenco de feras como Flávio Migliaccio, no papel principal, Odete Lara, Walter Foster e Rodolfo Arena. As Aventuras do Tio Maneco teve uma excelente repercussão entre a criançada e alcançou um grande sucesso de bilheteria nos anos 70, dando origem a mais dois episódios, além de uma série de programas para a TVE, em 1978, chamada O Super Tio Maneco. Na série, o personagem de Migliaccio, novamente como destaque, e seus sobrinhos estavam sempre metidos em grandes confusões. O programa criado por Flávio Migliaccio, mostrava as aventuras desse tio maluco com suas invenções geniais.
Na série estão os três filhos de Roberto Farias na vida real, Lui, Mauro e Maurício, fazendo os papéis dos sobrinhos do tio Maneco, Beto, Pedro e Zequinha.
Essa série é um marco na produção infantil brasileira, num tempo onde nem as loiras de programas infantis existiam, Tio Maneco trouxe imaginação, criatividade e muito bom humor, num formato que se tornaria clássico, com história ingênua, que mistura aventura na floresta com seres extraterrestres e não tem quase nenhum efeito especial, assim como nenhum apelo erótico ou cena de violência explícita - continua emocionando nossas crianças.

Elenco

Flávio Migliaccio .... Tio Maneco
Rodolfo Arena .... Camargo
Lui Farias .... Beto
Mauro Farias .... Pedro
Maurício Farias .... Zequinha

Produção:
Emissora: TVE.
Ano de Produção: 1978.
Cores.
Companhias Produtoras: Produções Cinematográficas R. F. Farias Ltda.

Fonte: http://www.infantv.com.br/maneco.htm

Maiores informações sobre As Aventuras do Tio Maneco, consulte link abaixo:

CINEMATECA - Filmografia - Maneco, o Super Tio

Vejam também entrevista com o ator, roteirista e cartunista Flavio Migliaccio à PUC-Rio, vide abaixo, em que ele "respondeu algumas perguntas de alunos (João Balbi, João Otávio e Rodolfo Menezes) de Comunicação Social da PUC-Rio montando um perfil sobre ele, que seria tudo transcrito depois para o trabalho da professora Sandra Bernardo de Comunicação e Expressão 1, para ser entregue no dia 21/09/2012":



6 comentários:

  1. MEU EMAIL É queroleisjustas@yahoo.com.br
    manda pra min esse filme
    eu sou professor de matemática, vc tem a serie do super tio maneco que passava na tve ,quando ele enfrentou o matematico misterioso.nunca passou o fim daquela serie, a tve sempre repetia os episodios , foi ums 7 episodios ,ele desenvolvendo quebra cabeças interessantes da matemática,mas nao descobria quem era o tal matematico que deixava os desafios , se nao tiver me diz como posso adquirir?

    ResponderExcluir
  2. Fragmentos de uma infacia que ja nao existe mais infancia ta abandonada e xadabvez mais curta

    ResponderExcluir
  3. por favor manda pra mim tb esse filme tempos bons que não voltam mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Junior, se tivesse comigo até compartilhava, mas eu tinha num HD externo que deixei cair e não funciona mais. Tentei localizar, mas o site de onde encontrei saiu do ar. Continuo na pesquisa. Se achar, compartilho contigo,. Eu queria usá-lo em projeto envolvendo educação ambiental :-) Um abraço, Zé.

      Excluir