domingo, 13 de janeiro de 2013

O passo da Lua: o equilibrista e o meio ambiente



O fabuloso vídeo acima, Moonwalk (Passo da Lua), descobri via Facebook da colega e amiga Andréa Barreto, educador do Rio de Janeiro, RJ, Brasil e editora do blog Dicas de Ciências.
Trata-se de proeza do equilibrista Dean Potter que atravessou com corda no Cathedral Peak, no Yosemite National Park, Califórnia, tendo a Lua como companheira de viagem.
A música de fundo é Will Bolton.
Este vídeo foi parte de um projeto maior para a National Geographic chamado The Man Who Can Fly, produzido por Bryan Smith.
A cena foi feita por Bryan Smith a uma milha de distância. Segundo a notícia, não se trata de filme de “time-lapse” em que há aceleração; tanto o equilibrista como a Lua estão se movendo em tempo real.
Educar é algo assim, saber em tempo real, sintonizar o meio e o ambiente educacional do professor ao do aluno, ainda que o equilíbrio seja distante e nem sempre plenamente atingido. Saber cronometrar o início da jornada, ao chão, que coincida com a travessia, mais ao alto, é buscar essa sintonia e equilíbrio entre o individual e o coletivo. Não é uma tarefa fácil, mas requer trabalho de equipe entre o que planeja, documenta e o que executa, arrisca... Viver é uma ousaDIA constante e manter o equilíbrio corporal e emocional é uma "prova de fogo" a todo educador, diante do desafios, cada vez maiores, da Educação e da Sociedade.
Um pequeno vídeo para diversas reflexões sobre educação, arte, cultura e sociedade. Sobre o ato de planejar uma escalada e de se manter equilibrado; dos dois desafios: do ir e do voltar; de ser o fio condutor entre a aprendizagem e o ensinar; ser a corda e o despertar... Transformar informação em conhecimento mútuo.
Vejam abaixo, outro vídeo incrível de Bryan Smith, via Reel Water Productions, sobre outros voos da imaginação que foram concretizados por Dean Potter:

RWP 2012 - o voo de Dean Potter

Um comentário: