quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Parede de Fogo (Firewall): música, artes plásticas e tecnologia



O belo vídeo acima, Firewall (Parede de Fogo), foi-me indicado, via Facebook pelo colega e amigo Robson Garcia Freire, educador de Itaperuna, RJ, Brasil e editor do premiado blog educacional Caldeirão de Ideias.
Uma instalação artística criada pelo músico norte-americano Aaron Sherwood e o artística plástico Mike Allison, une justamente música, artes plásticas e tecnologia, através de uma parede musical que produz sons.
Conforme apresentação do vídeo no portal Vimeo:
"Uma instalação de mídia interativa criada em colaboração com Mike Allison. Uma folha esticada de spandex atua como uma interface, uma membrana sensível à profundidade que as pessoas podem empurrar para dentro e criar sons e efeitos visuais e tocar música."
De acordo com outro portal:
"A instalação se constitui, basicamente, de uma membrana em fibra sintética de poliuretano sensível ao toque. Apenas roçada pela mão de um espectador ela modifica os seus padrões luminosos e emite sons de piano (ou de instrumento de cordas elétrico, pode-se escolher) cuja intensidade é mais ou menos forte segundo a pressão da mão sobre o suporte. E mais: como podemos ver no vídeo, esses sons não são aleatórios, caóticos. Organizados por padrões algorítmicos eles se organizam em ritmo, melodia e harmonia, criando às vezes frases musicais de grande beleza".
Arte, música e tecnologia unidas em uma experiência motivacional, e que dão uma pequena amostra do que a ciência nos proporcionará em um futuro não muito distante, fazendo muita coisa que era mera ficção científica tornar-se realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário