sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

A Onda (1981): uma experiência real feita por professor de história em 1967



O vídeo acima, A Onda (The Wave, 1981, 46 minutos), com o ator Bruce Davison fazendo o papel do professor Ross, trata-se de fato verídico, retratando experiência feita por este professor de História de escola de Palo Alto, Califórnia, EUA, em 1967. A partir de uma indagação de uma aluna (Laurie) em sala de aula, que não se conforma em como o holocausto aconteceu, Ross reproduz as rotinas utilizadas pelo ditador Adolf Hitler com o povo alemão, durante a Segunda Guerra Mundial.
O professor, apoiado em leituras de época, em registros deixados, cria esta experiência, só que em menor escala, mas que acaba mudando a rotina de toda a escola. Através do uso de palavras-chave (disciplina, ação e comunidade), o professor Ross consegue condicionar sua turma e depois fazer com seus integrantes tragam novos seguidores para A Onda.
O final, tanto do filme como da experiência, é algo para os educadores refletirem entre si, com os gestores escolares e públicos, com seus alunos e a comunidade escolar, sobre a função social da educação, que é a de emancipar as pessoas e não condicioná-las a reproduzir seja qual for a doutrina.
Ótimo material também para tratar de didática e metodologia na sala de aula.
Vejam também (link abaixo) postagem sobre documentário do History Channel, com o educador Ron Jones, que inspirou tanto este filme dos EUA (1981), como filme alemão (2008), com mesmo tema:

A TERCEIRA ONDA: FACISMO NA ESCOLA (DOCUMENTÁRIO DO HISTORY CHANNEL)

13 comentários:

  1. Já utilizei este filme nas aulas de filosofia e parti do texto de Kant "Resposta a pergunta o que é esclarecimento".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilha, Albio. Conhecendo teu trabalho e tua competência, deve ter sido outra bela experiência educacional. Sucesso ai, meu amigo. Um abraço,

      Excluir
  2. Podia deixar o link do livro.. e mande para o meu e-mail tralxfaaj@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. o filme alemão de mesmo nome conta essa estoria de uma maneira mais atual e mais realista

    ResponderExcluir
  4. www.youtube.com/watch?v=QxdmL3SCGM4
    a história real é muito mais interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilha! Assim que assistir, atualizarei esta postagem. Muito obrigado pelo envio deste documentário. E vida a rede social educacional, Silvio. Abrs, Zé Roig.

      Excluir
    2. Resolvi fazer uma postagem especial com o documentário e os dois filmes A Onda. Depois coloco link aqui, quando finalizá-la. Abrs,

      Excluir
  5. Excelente tema, assisti recentemente a versão alemã. Impactante!

    ResponderExcluir
  6. Veja o documentário que Silvio Ferreira me indicou, ótimo também.
    www.youtube.com/watch?v=QxdmL3SCGM4

    ResponderExcluir
  7. Vejam link que atualizei postagem, inserindo o outro filme sobe mesmo tema, e documentário com o prof. Ron Jones, e sua experiência educacional.
    http://educa-tube.blogspot.com.br/2014/03/a-terceira-onda-facismo-na-escola.html

    ResponderExcluir
  8. Em 1980-90 este filme parecia distante da possibilidade de ascensão da extrema-direita (nazifascismo), que em 2019, dá sinais de fênix, até no Brasil já convivemos com o "protofascismo"(Umberto Eco), com sintomas semvergonha de racismo, homofobia, desprezo aos mais vulneráveis, elogio a torturador e ditadura, linguagem claramente protofascista, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Raymundo. Naquele tempo a experiência só se justificava para tentar entender o que levou ao fascismo. Hoje estamos vendo in loco esse mesmo movimento se agigantando entre nós. Algo assustador. Ainda mais que a mídia tem um papel tão devastador como a manipulação da informação de Goebbles. Que se consiga reverter esse processo desumano. Grato pela visita e comentário. Zé Roig

      Excluir