sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Namorando o vento: três pipas, um homem e um sonho



O espetacular vídeo acima, Romancing The Wind (Namorando o Vento, tradução livre do Educa Tube), foi-me indicado via e-mail, pelo professor Robert Betito, do IFRS Campus Rio Grande, RS, Brasil e trata-se de fabuloso manuseio de três pipas simultâneas por Ray Bethell, que realiza diversas acrobacias no céu, como se fosse um balé. A música de fundo também é belíssima, chamada "Flower Duet" de Lakme por Delibes.
Imagens que fizeram minha pequena máquina do tempo - a memória - recordar meus tempos de infância, quando meu pai, o artista plástico Zeméco, me levava, junto com meus irmãos mais novos a empinar pipas no campo de futebol do Liberal F.B.C, de São José do Norte, RS, Brasil. Meu pai parecia mais criança que seus filhos, mas nos ensinou a fazer pipa e empinar, aproveitando a força do vento.
Os educadores podem mostrar aos alunos brincadeiras antigas, que reciclavam material usados, como pipa, latas de leite em pó, latas de óleo, etc e faziam brinquedos que tinham em sua construção um conhecimento passado de pai para filho e que se perdeu na era do videogame e outros brinquedos eletro-eletrônicos.
Um vídeo para falar de educação, tecnologia, sociedade, arte, cultura, meio ambiente, educação ambiental etc.
Descobri posteriormente outro vídeo que trabalha com a questão da brincadeira e do empinar pipa, chamado Antigos Costumes (cenas de final de semana em São João de Meriti, RJ, Brasil), vide abaixo:

Antigos Costumes 01 por tresmaisum no Videolog.tv.



Aproveito para, nesta postagem, colocar também o filme Caçadores de Pipas (que indico aos alunos do ensino médio), que trata de sociedade, arte, cultura, adaptado de best seller de mesmo nome, vide abaixo:



Observação do Educa Tube: Dependendo da região do Brasil, tal brinquedo pode ser chamado de pipa, papagaio, pandorga, raia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário