quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

O "universo paralelo" de um jovem programador de 16 anos



O vídeo acima, 5 séries que você deveria assistir, trata-se da indicação de um jovem de 16 anos, chamado João Pedro C. Mota, de São Paulo, SP, Brasil, que desde os 11 anos de idade é programador de computador e que tem um canal de vídeos no You Tube para indicar séries, livros e falar de coisas do cotidiano.
No video acima, João indica 5 seriados (Arrow, série da CW; Homeland, da ShowTime; Doctor Who, da BBC; Sherlock, da BBC e Continuum, da Showcase). As indicações parecem ótimas!
Considero essencial, como educador, conhecer o universo (paralelo?) de filhos/alunos. É importante para estabelecer um diálogo e fazer trocas de informações. É uma geração que vai atrás, que compartilha descobertas, que troca informações constantemente. Deem a eles vez voz e vocês se surpreenderão com certas coisas como essa análise de seriados feita por este garoto. Gostei demais da apresentação que ele faz, de seu jeito tranquilo e ao mesmo tempo crítico de ser... Eu aprendo muito quando converso com a garotada e ensino também... É o que chamo de "viagens no tempo"... Eu, vindo de "Em algum lugar do passado", eles, "De volta para o futuro!" :-)))
Recomendo também outros vídeos do João Pedro (vide abaixo) e a sua visão peculiar sobre as coisas do Mundo Jovem.

NÃO MATE SEUS SONHOS



A JUVENTUDE NÃO ESTÁ PERDIDA



AS PESSOAS ESTÃO FICANDO CADA VEZ MAIS ESTÚPIDAS


Uma sugestão de atividade do Educa Tube seria que os educadores (pais e professores), gravassem com seus alunos (e filhos) pequenos vídeos como o de João, sobre determinados assuntos do cotidiano escolar e social. E depois promovesse um debate com este material, inclusive convidando a comunidade escolar para assistir.
Indico estes vídeos e o canal do João Pedro a todos os educadores, principalmente àqueles que acham que a menina Isadora Faber (13 anos), editora do Diário de Classe (editora de página no Facebook que discute a realidade de sua escola), assim como João, não têm idade e nem maturidade suficientes para tais situações.
Em 2012, me envolvi em debate nas redes sociais, justamente por que um educador renomado considerava que o Diário de Classe não era mantido exclusivamente por Isadora, pois a menina com 13 anos, ele julgava que a mesma não tinha maturidade para criar um site no Facebook nem discutir temas sobre a escola e a educação, como ela fazia e ainda faz. Pré-conceitos que precisam ser vistos e revistos.
Isadora e João Pedro podem não ser a regra, mas tampouco a exceção. Existem muitos jovens que leem, que fazem vídeos, que trocam experiências e convidar este jovem, quando aluno, para ser uma liderança positiva no ambiente escolar é o desafio para o educador do século XXI, que poderá contar com um valioso monitor e colaborador em suas atividades, envolvendo não apenas as TIC, mídias e redes sociais, mas as atividades em geral da sala de aula e além do mundo presencial, naquilo que chamo de mundo digital...
Estes universos paralelos de João, Isadora e outros jovens existem, mas nem todos conhecem, às vezes nem mesmo seus pais e professores sabem deste talento que possuem ao seu lado. Descobrir, divulgar, debater e refletir sobre o universo escolar é o objetivo principal do Educa Tube.

2 comentários:

  1. SENID 2013

    Participem do 2º Seminário Nacional de Inclusão Digital, de 08 a 10 de abril de 2013 e compartilhem conosco experiências e aprendizados sobre inclusão digital.

    Venham conhecer o que o mundo das tecnologias digitais pode oferecer como recurso didático para as mais variadas áreas!

    Inscreva-se em: http://goo.gl/ElqjV
    Visite nosso site http://senid.upf.br
    Seja nosso amigo no Facebook: http://www.facebook.com/senid.upf
    Siga nosso perfil no Twitter http://twitter.com/senid_upf
    Auxilie na divulgação: http://bit.ly/ooLiwP

    Por uma cultura hacker na educação …

    ResponderExcluir
  2. Participe do 3º Seminário Nacional de Inclusão Digital – Senid, de 28 a 30 de abril de 2014. Venha compartilhar conosco experiências e aprendizados sobre inclusão digital! Inscreva-se, mande seu trabalho, divulgue sua experiência, venha conhecer o que o mundo da tecnologias digitais pode oferecer como recurso didático para as mais variadas áreas! Submissões de trabalhos abertas em http://senid.upf.br/2014/submissao-de-trabalhos/ até o dia 31/10/2013. Esperamos por vocês !

    Site do Senid: http://senid.upf.br.
    E-mail do Senid: senid@upf.br
    Twitter do Senid: http://twitter.com/senid_upf
    Facebook do Senid: http://www.facebook.com/senid.upf
    Submissão de trabalhos: http://senid.upf.br/2014/submissao-de-trabalhos/
    Inscreva-se em: http://bit.ly/18pqFJa

    ResponderExcluir