quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Steve Frayne: O Ilusionista e a magia da educação



O vídeo acima, foi-me indicado via e-mail pelo colega e amigo Robert Betito, professor do IFRS Campus Rio Grande, RS, Brasil e trata-se de 3 criações de Steve Frayne, mágico britânico, considerado um dos maiores ilusionistas do mundo.
Na primeira cena, Frayne realiza um número incrível ao atravessar, caminhando sobre as águas, o Rio Tâmisa, em Londres, diante de olhos incrédulos. Depois, em outro evento, escondido atrás de um casacão de um dos seguranças, atravessa uma parede de vidro. E no terceiro momento deste vídeo consegue colocar um ipod dentro de uma garrafa de vidro.
Todos sabemos que é um truque, uma magia, uma ilusão, não se trata de milagre, desmaterialização ou coisa parecida. Mas como ele faz isso? Eis a questão!
O Educa Tube, noutra postagem, já mencionou que educar não é fazer truques, mas pode tornar-se magia, seja através da matemática e sua linguagem dos números, ou da gramática e sua ordenação das palavras. Todo educador tem um pouco de ator e de mágico. Ator, de interpretar um papel (social), seguir um roteiro (planejamento) e encantar o público (alunado), fazendo-o acreditar naquilo que diz... Já como mágico, este tem a obrigação, não de fazer prestidigitação (esconder coisas, atravessar paredes, dividir pessoas dentro de baús, tirar coelhos da cartola, pompas do casaco etc), mas justamente de ensinar o truque de como informação gera conhecimento mútuo. De incentivar ao aluno também fazer suas descobertas e saber compartilhá-las com os colegas e não guardar o segredo a sete chaves, como fazem os bons ilusionistas.
Educar é tornar mágico o simples e desmistificar o complexo... E para isso não precisa de truque algum apenas domínio de conteúdo e de classe, através de metodologia e didáticas adequadas a cada conteúdo, tipo de ensino, escola, turma etc.
A tecnologia pode ser para uns considerada magia, coisa de outro mundo, mas cabe ao educador dar sentido às TIC, mídias e redes sociais no ambiente escolar para que não sejam apenas vistas como um brinquedo, um truque, mas algo que auxilie de fato no processo de ensino-aprendizagem.
Pense bem: um professor de matemática mostrar a magia dos números, fazendo cálculos matemáticos em segundos, sem mostrar as fórmulas nem o caminho que chegou ao resultado lógico? Estou falando neste sentido, de que o educador é um outro tipo de mágico que logicamente precisa mostrar o truque da ilusão matemática, científica e tudo mais...

2 comentários:

  1. Eu Acho completamente o contrário, pois, com toda essa demonstração de ilusionismo seja ela incrível qual mágica teria se não o segredo do fazer ? Isso que da o suspense, o interesse de como fazer, da impossibilidade dos fatos, da complicação da realidade. É fantastico

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  2. Caro, concordo, enquanto magia, mas estou falando em educação, de que se esconder o segredo da magia da aprendizagem não tem sentido... Uma coisa á magia, outra o ato mágico de educar... Se você é educador, entenderá o que estou querendo dizer. Esta postagem só tem sentido neste blog educacional, por pensar a educação e não o ilusionismo, pura e simplesmente.
    Pense bem: um professor de matemática mostrar a magia dos números, fazendo cálculos matemáticos em segundos, sem mostrar as fórmulas nem o caminho que chegou ao resultado? Estou falando neste sentido, de que o educador é um mágico que precisa mostrar o truque da ilusão matemática, científica e tudo mais...
    Grato. abrs, Zé Roig.

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