terça-feira, 1 de janeiro de 2013

CurtaDoc: uma janela para o documentário





A imagem acima é do portal CURTADOC: UMA JANELA PARA O DOCUMENTÁRIO, um "Espaço para ver, pesquisar e falar sobre o documentário na América Latina. CurtaDoc nasceu no Brasil como um programa para o SESCTV, e desde 2011 é também um acervo on-line de curtas. Acesso, difusão e integração entre os países e idiomas Português e Espanhol."
No ACERVO do portal encontram-se diversos curtas, nas seguintes temáticas: Artes, biografia, comportamento, cotidiano, cultura popular, direitos humanos, diversidade sexual, espiritualidade, existencial, inclusão, infância, literatura, meio ambiente, memória, mulher, música, política, povos/identidade, urbanidade e viagem.
Dentre os diversos curtas, descato dois, logo abaixo:

O MAESTRO DA AREIA



O Maestro da Areia (15 min, RS, 2006)

Sinopse: Das mãos do "nego véio" pescador nasciam instrumentos musicais com os quais ensinava a criançada da Vila da Viola e da Vila da Fumaça a tocar e cantar. O Pescador andava lonjuras por sobre as dunas brancas para chegar na Capororoca, onde escolhia a melhor madeira para construir instrumentos musicais e ensinar a gurizada da praia da Cidreira/RS a tocar e cantar.
Temas: CULTURA POPULAR, MÚSICA

LUTHIER DO PVC



Luthier do PVC (15 min, RJ, 2010)

Sinopse: Num distrito periférico duma periférica cidade do Brasil, um artista da terra utiliza materiais inusitados, para muitos simplesmente ‘lixo’, para se fazer música de qualidade. Gravado em Tamoios, distrito de Cabo Frio (RJ), este curta conta a história de Jhonny (João Batista), um luthier de canos de PVC - adquiridos em obras de construção ou lixos da cidade – que através de seu talento manual e aguçada percepção auditiva dá “vida” à música regional e planta sementes através dessa luteria inédita no país.
Temas: CULTURA POPULAR, MÚSICA

Visitem o portal CurtaDoc, através do link abaixo, e descubram outras preciosidades:

CURTADOC: UMA JANELA PARA O DOCUMENTÁRIO

2 comentários:

  1. Parabéns pelo blog! É muito bom acompanhá-lo, suas dicas são excelentes. Denise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Denise. Grato pelo comentário. Que bom que gostou da dica. Um abraço,

      Excluir