sábado, 12 de janeiro de 2013

Luto em Luta: documentário sobre as mortes no trânsito



O vídeo acima, Luto em Luta, trata-se de relevante documentário sobre as mortes no trânsito e foi-me indicado pela colega e amiga Elis Zampieri, professora da educação especial e coordenadora pedagógica da APAE de Curitibanos, SC, Brasil, editora do blog Sobre Educação.
Luto em Luta, produzido pela Like Filmes e apoio do Movimento Viva Vitão, sob direção e roteiro de Pedro Serrano, traz diversos depoimentos de especialistas em trânsito e outras áreas.
Trata-se, como um dos entrevistados diz, de "Ação educativa de trânsito". Um documentário que embora traga alguns dados da realidade da cidade de São Paulo, a maior do Brasil e uma das maiores do mundo, retrata também a dura realidade das grandes, médias e pequenas cidades do país, no que tangem a violência no trânsito.
Alguns conceitos como individualidade e individualismo; a pessoa e o porsche, o status que o carro dá ao condutor; direção e potencia versus impotência promovem reflexão. Uma sociedade individualista em que o transporte coletivo é precário, que a bicicleta e outros meios saudáveis não são bem vistos. Que o pedestre também é motorista e vice-versa.
Uma dura realidade, parecida em toda parte, dadas as devidas proporções. Velocidade excessiva, alta velocidade e uso de álcool são os componentes deste caos. Conforme Bernardo Tanis, psiquiatra, "o álcool faz perder os reflexos e a autocensura". Os dados estatísticos comprovam isso.
Enfim, um documentário dividido em 3 partes (A Barbárie, O Luto e A Luta), traz depoimentos de pessoas direta ou indiretamente envolvidas com a problemática do transito no Brasil. Um material para conscientizar as futuras gerações, os jovens, os futuros condutores, não apenas dos veículos automotores, mas da própria sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário