Descolagem 7 - Henry Jenkins - Enfrentando os desafios da cultura participativa: a educação para as mídias do século 21 por betolargman no Videolog.tv.
A esclarecedora palestra de Henry Jenkins - Enfrentando os desafios da cultura participativa: a educação para as mídias do século 21, descobri visitando o ótimo blog educacional Mídi@s na Educação, e trata-se de "Apresentação do professor, pesquisador e escritor Henry Jenkins no evento Descolagem 7, realizado no NAVE (Núcleo Avançado em Educação) no dia 2 de julho de 2011, que teve como tema 'As novas conexões do saber'. Descolagem é um projeto do jornalista e blogueiro Beto Largman, em parceria com o Oi Futuro, que pretende discutir o impacto das novas tecnologias no modo de produção e compartilhamento do conhecimento e da informação".
Uma palestra de 56 minutos que recomendo a todos os educadores e gestores públicos e educacionais.
Destaco alguns conceitos que Henry Jenkins apresenta e aborda de forma objetiva, direta e contundente: "o trabalho em rede; a inteligência coletiva; a brincadeira que é o trabalho da infância, conforme Jean Piaget; que a escola não tem o monopólio do conhecimento no mundo" etc.
Enfim, a cultura participativa é o que hoje os jovens (os alunos) já fazem com naturalidade entre os integrantes de suas tribos. Cabe ao educador, não como um explorador (colonizador), mas um expedicionário, um pesquisador, descobrir formas de interações, de novas linguagens de comunicação com este alunado. As TIC, mídias e redes sociais são algumas destas linguagens que já existem e os nativos as utilizam com facilidade, cabendo aos imigrantes (os adultos), sejam pais ou professores, efetuarem estas trocas...
Tornar a comunidade escolar participativa, seja através da biblioteca escolar, a quadra de esportes, a sala de vídeos etc, são formas de interação e de valorização da própria escola e dos educadores pelo alunado e seus familiares... Falam muito de rádio comunitária, que amplia o raio de ação daquela comunidade, mas uma escola integrada aos multimeios pode ser também comunitária, quando exercita ações além dos muros, dos horários e espaços previamente estipulados para o processo de ensino-aprendizagem. Trazer a comunidade para dentro da escola e levar a escola para a comunidade, através de ações participativas, é um dos grandes desafios dos educadores e gestores escolares e públicos do século XXI.
gostei muito - Hiran Pinel
ResponderExcluirCaro Hiran, é um ótimo vídeo mesmo, eu também adorei. Grato pela visita e comentário. Abrs, Zé Roig.
Excluir