sábado, 5 de janeiro de 2013

Morte lenta: metáfora do amor, entre águas e mágoas, que se dilui com o tempo (se não for cuidado como um rio)



O videoclipe acima, Daudalogn (morte lenta, tradução livre do Educa Tube), da banda islandesa Sigur Rós (Rosa da Vitória), tem direção de Ivan Landau, e faz parte de um dos inúmeros vídeos produzidos por diversos cineastas do mundo inteiro, através de seleção proposta pela própria banda, intitulado Valtari Mistery Film Experiment (algo como Experiência Filme Mistério), para seu novo álbum chamado Valtari. Foram 834 vídeos inscritos. E o vencedor, escolhido pela banda foi o de Anafelle Lui, Lau Dio e Ngan Ken, para a música Fjögur Piano.
Morte lenta (o clipe), de Ivan Landau, parece-me com a metáfora do amor entre águas e mágoas, que se dilui com o tempo, gota a gota, dia a dia, até mergulhar em si mesmo, e diluir-se por completo... Uma grande metáfora do amor de deságua noutra foz... Bonito demais este vídeo e a canção igualmente bela.
A tradução literal do islandês para o português "morte de longo", eu preferi traduzir por morte lenta, por considerar mais apropriada ao clipe...
Abaixo, opinião de Ivan Landau sobre a música que ele ilustrou:

"Eu amo aquela música que pode significar coisas diferentes para 100 entre 100 pessoas diferentes. Para mim, isso é sobre a tomada de grandes saltos de fé, morrendo uma morte xamânica e experimentando a dor da perda, que desliza através de suas mãos e te envolve completamente. É intangível e abrangente, como a água. E depois há também sopa. Realmente sopa intensa".

O interessante na proposta da Sigur Rós é que este tipo de concurso de vídeos pode e deve ser incentivado na escola, com professores e alunos interagindo, seja em aspectos artísticos e culturais, como históricos, geográficos, matemáticos, esportivos e qualquer outra área do conhecimento, movimentando assim toda a comunidade escolar, seja da formulação do Regulamento da Competição, o Tema, a Organização das Etapas, a Avaliação e a Divulgação do material produzido. Neste processo de ensino-aprendizagem, que envolverá noções de roteiro, uso dos multimeios, mensagem e tudo mais, quem sairá vencedora são a própria Escola e a Educação, dando vez e voz ao alunado (mediado pelo professor) para ser autor e protagonista do e no próprio processo.
Não cheguei a assistir a todos os videoclipes produzidos, mas dos primeiros que assisti, meu preferido é o de Inga Birgisdóttir, para a música Varúd (Cuidado), que tornou-se até postagem no Educa Tube, pois considero o referido clipe a metáfora da própria educação. Vejam este vídeo, logo abaixo e mais adiante a minha resenha:

Cuidado: videoclipe que é a metáfora da educação



Observação do Educa Tube: Para assistir mais clipes da Sigur Rós, já publicados neste blog, vá até a opção PESQUISAR e coloque o nome da banda. Tem muito material relevante para ser utilizado dentro de uma proposta educacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário