quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O skate, a internet e a educação a distância



O vídeo acima, descobri por acaso zapeando a TV, e trata-se de performance de Ana Maria Suzano, de 15 anos, que mora na praia de Camburi, ES, Brasil, e que, segundo a própria, aprendeu a fazer estas manobras vendo vídeos na internet. Isto mesmo! Total domínio do equipamento (skate - longboard), fazendo movimentos complexos como se fossem simples, isto se chama talento. Para ela é uma brincadeira (chega a dançar em cima do skate); para mim exemplo da educação a distância, de como a atual geração consegue descobrir coisas de seu interesse na rede mundial de computadores, e em rede, conectados, conseguem criar seu estilo próprio. Um filão ainda pouco explorado pelos educadores, da aprendizagem via internet, através das TIC, mídias e redes sociais.
O esporte é este elo de interação com a educação, não apenas a física, mas a educação em sentido mais amplo, pois desde a antiguidade, os sábios já diziam: mente sadia, corpo são. E eu inverto esta oração: corpo são, mente sadia. O esporte dá disciplina, moderação, condicionamento físico, ético e moral, quando praticado dentro destes princípios e por um instrutor, treinador, educador qualificado.
Apesar de toda a perícia da menina, na cena final do vídeo, mais um ótimo momento reflexivo. Ela leva um tombo, cai de cócoras, e sente dor... A gente aprende com o erro, e é levantar e seguir em frente. A educação verdadeira é a que reconhece que o erro faz parte do aprendizado, seja no esporte ou em qualquer situação.
Abaixo, reportagem que vi na TV com a menina Ana Maria, no programa TV Revista:

2 comentários:

  1. Lá na década de 80 aprendíamos com os mais velhos ou em revistas que traziam fotos das manobras ou desenhos explicando passo a passo, mas não era sempre que podíamos comprar. Quando ganhei meu primeiro skate eu comecei a andar imitando outros garotos que via na rua, depois me enturmei e comecei a conhecer as revistas especializadas, ganhava muitas dos maigos e de vez enquando comprava alguma quando ganhava algum dindin. No natal 2012 dei um skate pra minha filha (8 anos) e ela me pediu pra ensiná-la, dei apenas algumas dicas de como começar, primeiro conhecendo o equipamento andando sentada, deitada, depois agarrada nas paredes e na grade na frente de casa, mostrei alguns vídeos e ela questionou: Porque não me mostrou antes? Bom já tá andando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Alexsandro... Muito bom receber tua visita e comentário no Educa Tube... É muito bom saber das experiências de vida e trabalho dos colegas e amigos, trocar ideias, pois este é o objetivo deste blog: resgatar esta prática que a mídia não mostra; divulgar este lado da escola que os telejornais não abrem espaço. E que bom que és duplamente educador, como pai e professor. Parabéns e um abraço, Zé Roig.

      Excluir