sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

O Espelho: A jornada da infância à velhice (uma pequena reflexão)



O belíssimo vídeo acima, The Mirror (O Espelho), foi-me indicado via Facebook pelo colega e amigo Alexsandro Oliveira, advogado e educador de Rio Grande, RS, Brasil.
O espelho trata-se de um curta-metragem que mostra a vida de um menino, sua jornada da infância à velhice, diante do espelho do banheiro de sua casa.
De acordo com apresentação no You Tube, o vídeo: "Dirigido pelos diretores suecos Ramon & Pedro, o clipe é criativo por fazer uso de um jogo de câmera que instiga o espectador. No vídeo dos bastidores ficamos sabendo que eles usaram um espelho invisível para dar o efeito de câmera escondida."
Desde que as pessoas passaram a se observar no espelho da águas, perceber sua figura, e construir sua identidade, muitos outros espelhos foram criados pela própria humanidade. Da pintura rupestre à pintura clássica, da fotografia à literatura, do cinema à televisão e atualmente a internet, muitos espelhos refletem e projetam nosso cotidiano.
A escola é o reflexo da sociedade, e muito do que vemos no ambiente escolar é o comportamento espelhado do que é feito fora dos muros da instituição de ensino. Apesar disso, o Educa tube tem sempre reiterado que os educadores (sejam pais e/ou responsáveis ou professores), com a sua Pedagogia do exemplo, podem ser o espelho que o aluno se identifica, se projeto e se reflete. Ter essa consciência é essência e faz parte da função social da família, da escola e da sociedade.
Um ótimo material para promover outras reflexões (seja no espelho de vidro ou das águas)...

Nenhum comentário:

Postar um comentário