quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Se o dinheiro não existisse?



O belo vídeo acima, Se o dinheiro não existisse?, foi indicação via Facebook do colega e amigo Alexsandro Oliveira, advogado e educador de Rio Grande, RS, Brasil.
Um vídeo motivacional que é uma profunda reflexão para os educadores que formam outros educadores: seus alunos. Isso se pensarmos a educação como o ato de formar uma geração e não apenas indivíduos.
O vídeo parte de duas perguntas: O que você gostaria de fazer se o dinheiro não existisse? Como realmente você gostaria de viver a sua vida?
De fato: o sistema educacional está alicerçado muitas vezes na preparação para o trabalho, seja no anseio dos pais, seja no desejo da escola. E neste contexto o sonho, a criatividade, a brincadeira, o talento nato não são muitas vezes percebidos e valorizados, muito pelo contrário.
O Educa Tube sempre tem reiterado a importância da educação incorporar ao fazer pedagógico as manifestações artísticas, culturais, esportivas e tudo mais, ou seja, o universo que o alunado vivencia fora da escola e que nela nem sempre é utilizado.
O papel social da escola (e do professor) não é preparar para o trabalho, para isto existem os cursos profissionalizantes e o ensino profissional. A função social da escola é preparar o aluno para a vida, emancipá-lo como cidadão do mundo, de preferência, com o apoio da família e da sociedade, ensinando valores e limites, mas valorizando os sonhos de cada um.
O ideal é ganhar dinheiro fazendo o que se gosta, ou gostar do trabalho que faz, além do dinheiro que ganha...
Este vídeo se presta a estas reflexões e outras mais, e traz imagens de uma beleza singular, como do homem subindo na árvore e sendo acompanhado pelo olhar digital da câmera; em paralelo com outro, ao lado de uma montanha de papel, em um escritório qualquer, e outras mais...

Nenhum comentário:

Postar um comentário